Seu portal de informações sobre o sistema eleitoral brasileiro
Notícias
STF coloca em prática a retroatividade da Lei da Ficha Limpa

STF coloca em prática a retroatividade da Lei da Ficha Limpa

[13/07/2012]

A LEI DA FICHA LIMPA JÁ 'PEGOU'


Ontem (12.07), o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ayres Britto, proferiu decisão reiterando o entendimento de que a Lei da Ficha Limpa se aplica aos casos anteriores a sua entrada em vigor.


O caso analisado foi o da atual prefeita do Município de Tianguá/CE, a qual havia obtido junto ao Tribunal Superior Eleitoral uma liminar que suspendia a sua inelegibilidade.


Nas eleições de 2008, a prefeita e outros integrantes da mesma coligação foram condenados por abuso de poder político e econômico, devido à promoção pessoal por meio de propaganda institucional. A condenação incluiu a previsão de inelegibilidade, por oito anos, e foi fundamentada no artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar 64/1990 (com a redação conferida pela Lei da Ficha Limpa).


Este processo ainda não terminou, já que o Ministério Público apresentou recurso, no qual requer, também, a cassação dos mandatos dos envolvidos. Em razão disso, a Prefeito e seus companheiros de coligação ajuizaram uma ação cautelar perante o TSE, pedindo a suspensão dos efeitos destas condenações, a fim de que pudessem registrar suas condidaturas às eleições 2012, o que havia sido deferido pelo TSE.


Por não concordarem com esta liminar, a coligação adversária nas eleições 2012 recorreu ao STF e, então, obteve a decisão do Ministro Ayres Britto, a qual afrima que a Lei da Ficha Limpa se aplica aos casos anteriores e que a Prefeita não preenche os requisitos necessários para concorrer nas eleições deste ano.


Indique a um amigo
Mapa do site
 

Copyright © 2024.Eleitoral Brasil. Todos os direitos reservados