Seu portal de informações sobre o sistema eleitoral brasileiro
Notícias
Compra de voto leva à cassação Prefeito e Vice no interior da Bahia

Compra de voto leva à cassação Prefeito e Vice no interior da Bahia

[18/06/2013]

De acordo com a sentença, o fato ocorreu no dia da eleião, quando o candidato a Vice-Prefeito, além de praticar a boca de urna entregando santinhos, conduzia eleitores para fora da sessão de votação e lhes entregava notas de R$ 10,00.

O ato foi registrado por gravação de vídeo feita pelo celular de outros eleitores que aguardavam na fila para votar.

Nas imagens, o Vice Samuel Nilo aparece abordando o Sr. Uelisson Barreto dos Santos e pedindo seu voto mediante o pagamento de dinheiro. Passados 15 dias das eleições, Uelisson foi gravado, com a sua anuência, e afirmou que os votos foram pedidos para Samuel, Wanderlei e Tiago de Duda (vereador).

Em razão do ocorrido, a Juíza Cristiane Menezes Santos Barreto, da 82ª Zona Eleitoral da Bahia, proferiu sentença declarando nulos os diplomas expedidos em favor de Wanderley dos Santos Santana e Samuel Félix Nilo; decretando a perda de seus mandatos eletivos, sua ineligibilidade para as eleições a se realizarem nos próximos 08 (oito) anos.

A sentença foi publicada no dia 12.06.2013 e na mesma data o 2º colocado nas eleições assumiu o comando do Executivo local. Isto porque, os cassados não obtiveram mais de 50% dos votos válidos no Município.


Indique a um amigo
Mapa do site
 

Copyright © 2024.Eleitoral Brasil. Todos os direitos reservados