Seu portal de informações sobre o sistema eleitoral brasileiro
Notícias
Como saber se o seu candidato é Ficha Suja

Como saber se o seu candidato é Ficha Suja

[29/09/2014]

Muitos amigos têm me procurado querendo saber como podem descobrir se um candidato é Ficha Limpa ou Ficha Suja.


Percebi que esta é uma dúvida geral dos eleitores, então resolvi escrever este post para ajudar a todos a escolher bem o seu candidato nas eleições de domingo.


A primeira coisa a saber é que a Lei da Ficha Limpa somente vai impedir de participar das eleições as pessoas que já tiverem recebido uma condenação por órgão colegiado. Assim, se ele foi condenado apenas por um juiz (sentença de 1º grau), esta pessoa continua sendo Ficha Limpa, ao menos aos olhos da Lei 64/90.


Então, a rigor, estas pessoas já estarão com a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral e não deveriam mais estar fazendo campanha e nem deveriam aparecer na urna para votação.


A Lista destas pessoas com candidatura indeferida pode ser acessada AQUI. Nesta página, basta escolher o Estado e, no lado direito, pedir para mostrar apenas os candidatos com 'Situação' 'INAPTOS'. OBS: nem todos os inpatos estão nesta condição em razão de ficha suja. Eles podem ter renunciado ou falecido, por exemplo, e por isso não estão mais concorrendo.


Outra forma de saber um pouco mais sobre o seu candidato é fazendo uma busca com o nome completo no Google, Yahoo ou outro site de busca. Se esta pessoa esteve envolvida em algum escândalo ou ilegalidades, certamente vocês encontrarão uma notícia ali sobre o assunto.


Ao longo da semana eu irei atualizando estas informações para que todos possam votar com consciência no dia 05.10.


 


Indique a um amigo
Mapa do site
 

Copyright © 2024.Eleitoral Brasil. Todos os direitos reservados