Seu portal de informações sobre o sistema eleitoral brasileiro
Notícias
Estudo acadêmico - Fatores de sucesso do candidato nas eleições 2012

Estudo acadêmico - Fatores de sucesso do candidato nas eleições 2012

[28/02/2014]

Recebemos a monografia apresentada pelo acadêmico Diego da Silva Dantas para obtenção do título de Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


O estudo tem o título "Análise das chances de escolha dos gestores públicos municipais no RN, com base nos fatores promotores do sucesso eleitoral em 2012".


Em resumo,  segundo o autor, "o trabalho busca analisar os fatores que influenciam nas decisões de voto, e consequentemente a vitória, nas campanhas para prefeito no Rio Grande do Norte, em 2012. Os dados analisados foram obtidos a partir do órgão que rege o sistema eleitoral brasileiro: Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para sua realização, foram utilizados, além de ferramentas de dados, como gráficos e tabelas, os dados dos candidatos cadastrados e aptos a sucessão, para todos os municípios do Estado do Rio Grande do Norte, através do modelo econométrico de regressão logístico (ou logit). Os resultados encontrados evidenciaram as chances que certo candidato possui em se sagrar eleito. A priori, as variáveis EDUC, TEMPO e principalmente DESPESA, são as variáveis que possuem maior significância e que trazem os melhores resultados para os concorrentes que investirem em suas candidaturas. A variável POLÍTICO, que ressalta a ocupação profissional como “político”, tem resultado pouco expressivo, evidenciando, assim, que o poder econômico, para o caso do RN, é o fator que eleva muito as chances de sucesso eleitoral, se comparado com os fatores sociais e políticos, discriminados na pesquisa."


Com satisfação pudemos auxiliá-lo no desenvolvineto de seus estudos através da nossa ferramenta de cálculo do tempo que partidos e coligações tiveram direito a utilizar no rádio e televisão para apresentar suas propaganda eleitorais.


Aos interessados a monografia está disponível AQUI, com conteúdo rico e de grande valia aos estudiosos, políticos e público em geral.


Boa leitura!


Indique a um amigo
Mapa do site
 

Copyright © 2024.Eleitoral Brasil. Todos os direitos reservados