Seu portal de informações sobre o sistema eleitoral brasileiro
Notícias
Brasil tem 1 Prefeito cassado a cada 8 dias

Brasil tem 1 Prefeito cassado a cada 8 dias

[24/02/2016]

Notícia de hoje do portal G1 apresenta levantamento feito com base nos dados disponibilizados pelos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados e pelo próprio TSE.


De acordo com eles, o país teve 142 Prefeitos cassados neste atual mandato - que são os eleitos em 2012.


Outro dado apresentado, é de existem outros 99 Prefeitos cassados, mas que se mantém no comando do executivo municipal em razão de liminares ou Recursos.


Estes dados são relativos apenas às decisões da Justiça Eleitoral, não estando computados os Prefeitos afastados do cargo pela Justiça Estadual ou Federal em razão de prática de atos de improbidade administrativa, crimes de responsabilidade, dentre outros.


Os principais motivos que têm levado à cassação são a compra de votos (captação ilícita de sufrágio) e abuso de poder econômico durante as campanhas eleitorais.


Além disso, tem sido muito mais fácil produzir provas para comprovar as ilegalidades, já que os celulares hoje em dia possuem boas câmeras para filmar os acontecimentos. Também não se pode esquecer que a Justiça eleitoral tem ficado cada vez mais rigorosa contra atos ilícitos e, por isso, o número de cassações aumenta a cada eleição.


Abaixo segue quadro resumo dos números de cassação em cada Estado:


Relação de Prefeitos cassados


Fonte: www.g1.com.br/politica

Indique a um amigo
Mapa do site
 

Copyright © 2024.Eleitoral Brasil. Todos os direitos reservados