Seu portal de informações sobre o sistema eleitoral brasileiro
Artigos
Eleições 2012: até outubro ela fará parte da sua vida

Eleições 2012: até outubro ela fará parte da sua vida

[23/11/2015]
Em 07 de outubro deste ano escolheremos nossos novos Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores.

De agora até o dia das eleições, todos nós (e não apenas os políticos) temos muito trabalho a fazer.

Começando por procurar o Título de Eleitor. Aquele documento que usamos muito pouco e fica esquecido no fundo de uma gaveta qualquer, precisa ser resgatado, pois a partir da última eleição, sua apresentação é novamente obrigatória para votar.

É recomendável que se verifique se está tudo OK com ele; se você votou nas últimas eleições. Se não votou, por qualquer que seja o motivo, é aconselhável acessar o site do Tribunal Eleitoral de Santa Catarina (www.tre-sc.gov.br) e verificar se foi feita a justificativa ou se existe alguma multa a ser paga. Se for esse o caso, não se preocupem, pois a multa para cada eleição não votada e não justificada é de apenas R$ 1,05.

Quem mudou de cidade e pretende eleger o Prefeito e os Vereadores de sua nova residência certamente compareceu no Cartório Eleitoral até o dia 09.05.2012, e solicitou a transferência. Fazendo isso com antecedência, não há filas e o procedimento é muito rápido.

Os eleitores com necessidades especiais tiveram o mesmo prazo para solicitar transferência a uma Seção Eleitoral preparada para recebê-los.

Durante o mês de junho, os partidos políticos decidirão quem serão seus candidatos e definirão se existirá coligação com outras agremiações.

Também neste período, a Justiça Eleitoral começará a convocar eleitores para que trabalhem como Mesários nas eleições. Ao contrário do que muitos dizem, ser Mesário tem suas vantagens, como, por exemplo, dois dias de folga remuneradas do trabalho.

No início de julho, dia 06 para ser precisa, terá início a propaganda eleitoral, com a distribuição de santinhos, carros de som, comícios, debates, internet, e tantas outras formas de divulgação das candidaturas. Os programas no rádio e na televisão somente invadirão nossas vidas a partir do dia 21 de agosto e seguirão até o dia 04 de outubro.

Para os candidatos, Mesários e Fiscais de partidos, a Lei Eleitoral concede um benefício: a partir do dia 22.09 não poderão ser presos, exceto se for em flagrante delito. Para os eleitores em geral, este situação passa a valer apenas a partir do dia 02.10 e vai até o dia das eleições.

E, finalmente, chegando o dia 07 de outubro, poderemos exercer nosso direito ao voto.

As eleições deste ano serão um marco na história do país. A partir de agora passa a valer a Lei da Ficha Limpa, a qual pretende tirar da política os corruptos e aqueles que não tenham uma conduta social digna, ética e respeitosa.

Cabe a nós analisarmos a ‘ficha’ dos candidatos e suas propostas. Um rostinho bonito no santinho ou efeitos especiais no programa de rádio e televisão não são garantias de uma Administração competente e livre de desvios.

Todos queremos um Brasil melhor, mais honesto e livre dos mensalões e dos Cachoeiras. Este ano, teremos este poder na ponta de nossos dedos.

Para a semana que vem, traremos mais um breve artigo tratando da ‘Propaganda Eleitoral Antecipada’, explicando o que é, como combatê-la e quais as penalidades para quem a praticar.

Este é um projeto do Jornal ‘A Gazeta’, em parceria com a advogada Katherine Schreiner, o qual pretende levar à comunidade informações sobre o processo político e eleitoral brasileiro através de uma linguagem acessível a todos.

Fonte: SCHREINER, Katherine. Jornal A Gazeta, de 10.05.2012, p. 6 - Artigos/Opinião geral

Indique a um amigo
Mapa do site
 

Copyright © 2017.Eleitoral Brasil. Todos os direitos reservados